Páginas

15 outubro, 2013

Verdades da Profissão de Professor:

Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível.
Mas,ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores.
Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário,
mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados.
Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos.
Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem águias e não apenas galinhas. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.

(Paulo Freire)




A todos os Professores, parabéns pelo seu dia!
Um abraço especial aos meus amigos da blogosfera que são professores.
Recebam  meu carinho e  minha homenagem.
\o/

13 comentários:

  1. É vergonhoso o que fazem com nossos professores sinto que muitos já desistiram mesmo pois não tem quem os ouça, nem alunos, pais e políticos que os tratam como lixo. Lembro que anos atrás ter um professor na família era uma alegria, hoje lamento pelos que seguem esta carreira pois a decepção é contante e um pais que não respeita seus mestres que futuro terá?

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Clau!!!
    Um post verdadeiro e real.
    Lamentavelmente muitos pontos precisam de mudança urgente na educação.
    Porém, como professores não devemos desanimar, se acaso isso acontecer o melhor é mudar de profissão para não atrapalhar a aprendizagem dos alunos que queiram realmente aprender.
    Feliz e Abençoado Dia!!!
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  3. Hoje é um dia muito especial
    comemora se o dia do professor.
    È com carinho que deixei no meu blog
    uma homenagem a todos os professores
    também um mimo com muito carinho.
    Eu não poderia deixar em branco
    essa data tão importante.
    Meu carinho a você sendo professor
    ou não.
    Com muito amor te deixo meu abraço
    e carinho.
    E a oferta do mimo é para todos
    quer seja educador ou não,
    pois todos nós temos uma sagrada missão
    de educar nossos filhos.
    Quanto ao professor o dever de alfabetizar,
    Beijos e carinhos , Evanir.

    ResponderExcluir
  4. Olá Clau,

    Não sou professora, mas já fui.
    Foi nesta profissão que iniciei minha vida profissional. Adorava ser professora, não obstante as dificuldades que encontrava, inclusive com a pobreza, pois iniciei em escolas mais pobres. Somente depois de concursada fui sendo encaminhada para outras escolas. Também já lecionei em colégios para adolescentes e adultos.
    Após uns dois anos neste mister, mudei o rumo da minha vida.
    Conheço, pois, as alegrias e as frustrações da profissão.
    Admiro aqueles que abraçaram esta linda causa por amor, pois a profissão não tem tido reconhecimento, conforme deveria. Que seria do mundo sem os mestres? O futuro de uma nação está nas mãos destes ilustres profissionais.

    PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Clauzinha do meu coração!
    Saudades! Como é bom encontrá-la aqui com essas palavras tão lindas sobre a minha profissão! Muito obrigada!
    E como é bom, também, encontrá-la na minha caixa postal! Mesmo eu estando nessa fase comprida de bicho que ainda não se adaptou à nova realidade, lá está vc, com seu carinho e solidariedade, me acompanhando, incentivando, me ajudando a cumprir minha tarefa.
    Obrigada, minha querida, receba minha eterna gratidão e o meu carinho.
    Bjsssssssssss, quérida, Deus a abençoa!

    ResponderExcluir
  6. Clau:
    Por pior que seja a realidade dos professores em nosso País, sem eles qualquer formação profissional seria impossível.
    Sendo assim, é bom saber que ainda existem aqueles que exercem essa atividade com dedicação, amor e carinho.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  7. Oi, Clau!
    Um texto real! O Estado para se livrar das responsablidades sempre colocou as famílias em oposição às escolas. Ele nunca assumiu os erros e culpou a Escola, na figura do professor.
    Bonito é ver as pessoas se juntando aos professores nas passeatas!
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  8. Belo texto do grande Paulo Freire, e que se adequaria perfeitamente ao que se passa em Portugal. É nas mãos dos professores que pomos de certa forma o futuro dos nossos filhos...Tal como a Vera também fui professora, mas de ensino secundário durante 3 anos, infelizmente a minha vida teve de levar um rumo totalmente diferente. Mas essa sempre foi a minha vocação.
    xx

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pra eles todos os dias.
    Acho pouco serem lembrados apenas 1 vez no ano.

    Parabéns a todos os professores do nosso Brasil!!

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  10. Oi Clau,hoje em dia não há mais respeito aos professores.
    Em meu tempo escolar,levantávamos para cada professor que entrava em aula.
    Hoje se não ficarem atentos,serão apedrejados.
    Lindo texto de Paulo Freire.
    Carmen Lúcia-mamymilu

    ResponderExcluir
  11. Paulo Freire sempre soube dizer as palavras certas! Eu amei esse texto e como é verdadeiro! Quem ama ensinar não desiste e espero que reconquistemos a dignidade de nossa profissão! bjs,

    ResponderExcluir
  12. Os professores merecem inúmeras homenagens, embora o Brasil ainda não lhes dê o devido reconhecimento. E muitos pais, além de lhes passarem a própria responsabilidade, não os ajudam na educação dos filhos. Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Professor é a única profissão que faz TODAS as profissões. Esse texto do Paulo é maravilhoso. Muitos professores marcaram meu aprendizado. Bjssss

    ResponderExcluir

Real Time Analytics