Páginas

28 dezembro, 2016

Sobre a paixão por viajar...


Viajar serve para quebrar o comodismo que cega os dias. Para renovar as energias, romper a rotina, mudar o ritmo, para se desligar de tudo, desacelerar. Viajar serve para respirar.
Viajar serve para sair da bolha, para perceber outros modos de enxergar o mundo, tentar compreende-los e entender que a sua visão de mundo também é relativa. Viajar é um ótimo exercício de respeitar as diferenças. Viajar serve para mudar o corpo e a alma, para perder os medos, para passar apertos e ver como você lida com imprevistos no caminho. Viajar serve para desapegar, para ver que o que é supérfluo pode virar peso e atrapalhar a caminhada. Viajar serve para experimentar sabores, texturas, para quebrar conceitos, para descobrir maravilhas que você nem imaginava. Viajar pode servir para aprender novas línguas, para aprender a se comunicar de diferentes formas, com diferentes pessoas, de diferentes culturas, classes, idades…Viajar serve para silenciar. 
Viajar serve para ler um livro inteirinho de uma vez só.
Viajar serve para olhar paisagens pela janela e ir longe em um pensamento, tentando assimilar o que aconteceu na vida e no atropelo dos dias não deu tempo de entender. Viajar serve como autoanálise, ou análise em grupo, quem sabe… Viajar também serve para não pensar em nada, admirar o que a vista alcança e onde os pés tocam. Viajar serve para fazer trilha. E também serve para se perder numa cidade grande e desconhecida. Viajar serve para ver as belezas do mundo e as realidades encobertas.
Viajar serve para perder a identidade (nem que seja temporariamente) e para deixar de ser entendida, para sentir o gosto bom de ser estrangeira, livre e desprotegida. E para se tornar uma criança de novo, aprendendo a decodificação do mundo do começo. E perder a própria personalidade por não conseguir se fazer entender, ou aprender a lindeza da linguagem corporal e conseguir revelar a própria alma pelo olhar. Viajar serve para aprender a entender almas pelo olhar.
Viajar serve para esquecer  uma pessoa, uma história, uma dor… Viajar serve para lavar a alma, para sair de um ciclo vicioso, para interromper o destino e (des)construir a própria história. Para colorir a existência, limpar o pensamento, mudar de assunto e desvendar caminhos alternativos. Viajar serve para finalizar. Viajar serve para recomeçar. Viajar pode servir para se apaixonar, para mergulhar em algo sem regras, para descobrir outros olhares, para sentir à flor da pele novas sensações, encontrar outros colos, outras falas, outras amizades. Viajar serve para fazer amigos, amigos de andanças, amigos que seguem nessa viagem e depois partem, amigos que ficam pra vida toda. Viajar serve para reencontrar amigos antigos, amigos perdidos por aí. Viajar também serve para levar o melhor amigo junto e estreitar os laços. Viajar serve para passar a limpo, ou para começar outro capítulo desse livro chamado vida. Para celebrar o novo, e para dar valor ao velho. Viajar serve para sentir saudades de sua terra, de sua gente, de seu país, de sua comida, de sua família, de quem você é no seu amado (e nem sempre fácil) círculo. Viajar serve para se perder e se encontrar. Viajar serve para se resgatar ou se reinventar. Viajar serve para ter vontade de voltar. Ou, quem sabe, de ficar (na estrada).
 (Clara Baccarin)

Esta foi minha última postagem do ano.
Estou de férias e 
retorno em fevereiro \o/
Beijos e até lá!

18 comentários:

  1. Que lindo texto e viagens nos fazem bem sempre... Que tuas férias sejam lindas! INTÉ! Ótimo e feliz 2017! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Clau, gostei muito do seu texto escolhido... Amo viajar! Não vejo a hora de dar novo voo...
    Boas férias... Que 2017 seja abençoadíssimo p vc e família...
    Foi bom ter a sua ótima companhia no ano que passou...
    Vamos adiante, a blogosfera é um bom lugar p se relacionar e compartilhar...
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá, Clau!
    Viajar é bom demais!
    Ler o texto que você nos traz é bom também!

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  4. Que lindo amiga e que assim possa viajar e conhecer novos encantos das natureza e que possamos estar de novo no mesmo trem para uma linda viagem em 2017.
    Meu abraço e agradecimento.
    Bjs de paz e Feliz 2017 de verdade.

    ResponderExcluir
  5. Clau que lindo texto de encerramento de 2016, viajar faz bem, conhecer outros lugares são oportunidades que não podemos deixar escapar, Clau passando pra desejar feliz Ano Novo, bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderExcluir
  6. Como é bom viajar! Viajar é trocar a roupa da alma e a minha alma em 2016 mudou muito de roupa! Morrendo de saudades de seus posts! Conforme estou visitando os blogs, meu coração está aos pulos e se eu bobear ele sai pela boca! Estava em dúvida se voltava, mas agora já tenho certeza: eu volto em 2017! Boas férias! APROVEITA! Bjks Tetê

    ResponderExcluir
  7. Viajar é deixar que novas realidades sejam inseridas em nosso cotidiano. É sentir o gosto da aventura com a certeza de um dia se quiser poder voltar. Boa viagem, boas férias!
    Que no próximo ano a fé se fortaleça. a esperança seja renovada e Deus renasça todos os dias no coração para fortificar o amor fazendo-nos acreditar em dias melhores e mais humanizados
    Que em 2017 o riso seja farto, as alegrias sejam inúmeras, a felicidade seja perene e o sucesso seja a bandeira que irá tremular em sua vida
    Feliz ANO NOVO!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Clau
    Passando por aqui para desejar um feliz ano novo, que Deus continue abençoando tua vida. Viajar é bom demais, ótimo texto. Bjs amiga.

    ResponderExcluir
  9. Un felice 2017 per te.

    ResponderExcluir
  10. Clau querida: passando pra deixar uma beijoka. Tetê

    ResponderExcluir
  11. Viajar é a melhor forma de gastar dinheiro.
    Tenha um ótimo ano.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  12. Gostei imenso do texto.
    Obrigado pela partilha, querida amiga Clau.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  13. Olá Clau,

    Eu já gosto naturalmente de viajar e sei bem como faz bem ao corpo e alma, mas o texto, de tão perfeito e completo, me encheu de vontade de viajar mais e mais-rsrs.
    Uma bela escolha!

    Aproveite suas férias.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, Clau!
    Que belo texto.
    Para mim, viajar é tudo isso. Acho que muda a perspectiva, nos tirando do nosso mundinho e nos faz enxergar que nossas verdades não são absolutas. Também já li um livro inteiro viajando de ônibus rsrs.
    Bom restinho de férias e até a volta.
    Abração esmagador.

    ResponderExcluir
  15. Olá, como tem passado? Hoje vai este poema
    http://vieiracalado-poesia.blogspot.pt/2017/01/o-coracao-conhece-o-segredo.html Os meus cumprimentos!
    > > > > > > > > > > > > > > > > >

    ResponderExcluir
  16. Belo texto Clau!
    Ótima férias!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. QUÉ DICHA ES VIAJAR!!!
    ABRAZOS

    ResponderExcluir

Real Time Analytics