Páginas

13 junho, 2015

O Caderno...

Eu não sei se você se recorda do seu primeiro caderno. Eu me recordo do meu. Com ele eu aprendi muita coisa. Foi nele que eu descobri que a experiência dos erros é tão importante quanto a experiência dos acertos. Porque visto de um jeito certo, os erros, nos preparam para nossas vitórias e conquistas futuras, porque não há aprendizado na vida que não passe pela experiência dos erros. Caderno é uma metáfora da vida. Quando os erros cometidos eram demais, eu me recordo que a nossa professora nos sugeria que a gente virasse a página, era um jeito interessante de descobrir a graça que há nos recomeços, ao virar a página, os erros cometidos deixavam de nos incomodar e a partir deles a gente seguia um pouco mais crescido.
O caderno nos ensina que erros não precisam ser fontes de castigos. Erros podem ser fontes de virtudes. Na vida é a mesma coisa, o erro tem que estar a serviço do aprendizado, ele não tem que ser fonte de culpas, de vergonhas, nenhum ser humano pode ser verdadeiramente grande, sem que seja capaz de reconhecer os erros que cometeu na vida. Uma coisa é a gente se arrepender do que fez, outra coisa é a gente se sentir culpado. Culpas nos paralisam, arrependimentos não, eles nos lançam pra frente e nos ajudam a corrigir os erros cometidos.
Deus é semelhante ao caderno, ele nos permite os erros para que a gente aprenda a fazer do jeito certo. Você tem errado muito? Não importa, aceite de Deus esta nova página de vida, que tem o nome de 'hoje', recorde-se das lições do seu primeiro caderno. Quando os erros são demais, vire a página...

(Pe. Fábio de Melo)


14 comentários:

  1. Lindo! Temos que saber bem escrever, revisar e principalmente, quando é hora de virar a página! bjs, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. Olá Clau!
    Fui tentar puxar pela memória sobre meu primeiro caderno...engraçado é que a única lembrança que tenho é que era uma brochura pequena e eu ficava brava pois queria um caderno universitário...e minha mãe dizia: "esse tem que esperar, por enquanto é pequenino como você"...rsrsrs
    Beijos e ótimo final de semana pra ti! =)

    ResponderExcluir
  3. querida que bonito esse texto voltei la
    bem longinho num passado que não volta mais
    é bem assim mesmo o primeiro caderno é de boas lembranças
    mas a gente sempre está virando a pagina
    Bjuss
    Rita

    ResponderExcluir
  4. Belíssimo texto! Não recordo do meu primeiro caderno.
    Lembrei de um caderno de classe que ficava cada dia com um aluno para fazer as tarefa do dia.O aluno que tinha mais capricho com o caderno ganhava pontos.Eu me esforçava muito para fazer uma letra bem legível e não cometer erros.
    Clau, que lembrança gostosa!
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir
  5. Clau, acredito que virar a página, simplesmente, não nos permite seguir. É preciso , sim, agradecer a Deus o novo dia e tentar vivê-lo melhor que o ontem, que nunca poderá ser apagado. Aprendemos com os erros e é uma grande verdade assimilarmos que eles não nos devem envergonhar, mas abrir outros caminhos. Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Isso mesmo, Clau, errar é tão importante... Lições ótimas aprendemos no decorrer do crescimento... Virar a pagina para dar novos passos...
    Entretanto, nem todos tiveram o privilégio de errar e, com espontaneidade, prosseguir fazendo melhor... Alguns foram bem traumatizados, mas sempre é tempo de "manejar" o seu caderninho da vida com a liberdade que Cristo nos dá!

    Bom domingo! Bonita reflexão!! Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Clau! E a gente só aprende errando,errar é humano e faz parte da vida.Gostei demais do texto!Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Oi Clau! E a gente só aprende errando,errar é humano e faz parte da vida.Gostei demais do texto!Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. ACEPTAR QUE NOS EQUIVOCAMOS ES DE HUMANO.
    ABRAZOS

    ResponderExcluir
  10. Linda reflexão, Clau.
    Só precisamos ter um olhar mais caridoso e sábio para os nossos erros. Culpas não acrescentam, pelo contrário, nos fazem estagnar. Os maiores aprendizados surgem através dos erros. Se somente acertássemos na vida perderíamos a oportunidade de evoluir. E saber o momento de virar a página é estar apto para novos recomeços, com possibilidades de maiores acertos e muitas realizações felizes;

    Ótima semana.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Bonita mensagem, gostei muito.

    ResponderExcluir
  12. Clau lindo o texto,o caderno é o primeiro caminho em nossas vida no qual vamos descobrir o mundo do escrever, Clau beijos.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Clau lindo o texto,o caderno é o primeiro caminho em nossas vida no qual vamos descobrir o mundo do escrever, Clau beijos.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Adorei esse texto do Pe.Fábio de Mello.
    Eu também não esquecerei jamais do meu primeiro caderno.
    Bjs Clau.-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir

Real Time Analytics