Páginas

31/01/2013

Amigos de verdade...

Existem cinco estágios em uma carreira.
O primeiro estágio é aquele em que um funcionário precisa usar crachá, porque quase ninguém na empresa sabe o nome dele.
No segundo estágio, o funcionário começa a ficar conhecido dentro da empresa e seu sobrenome passa a ser o nome do departamento em que trabalha. Por exemplo, Heitor de contas a pagar.
No terceiro estágio, o funcionário passa a ser conhecido fora da empresa e o nome da empresa se transforma em sobrenome, Heitor do banco tal.
No quarto estágio, é acrescentado um título hierárquico ao nome dele: Heitor, diretor do banco tal.
Finalmente, no quinto estágio, vem a distinção definitiva. Pessoas que mal conhecem o Heitor passam a se referir a ele como 'o meu amigo Heitor, diretor do banco tal'.
Esse é o momento em que uma pessoa se torna, mesmo contra sua vontade, em 'amigo profissional'.  Existem algumas diferenças entre um amigo que é amigo e um amigo profissional.
Amigos que são amigos trocam sentimentos.
Amigos profissionais trocam cartões de visita.
Uma amizade dura para sempre.
Uma amizade profissional é uma relação de curto prazo e dura apenas enquanto um estiver sendo útil ao outro.
Amigos de verdade perguntam se podem ajudar.
Amigos profissionais solicitam favores.
Amigos de verdade estão no coração.
Amigos profissionais estão em uma planilha.
É bom ter uma penca de amigos profissionais. É isso que, hoje, chamamos networking, um círculo de relacionamentos puramente profissional.
Mas é bom não confundir uma coisa com a outra.
Amigos profissionais são necessários.
Amigos de verdadeindispensáveis.
Algum dia, e esse dia chega rápido, os únicos amigos com quem poderemos contar serão aqueles poucos que fizemos quando amizade era coisa de amadores.

(Max Gehringer)


19 comentários:

  1. Bom dia Clau! A reflexão do Max é pertinente. Os amigos, ao contrário dos parentes, somos nós que escolhemos. Mas eles são como as plantas de jardim, se não cultivamos, cuidamos, dermos atenção, ajudamos, elas não nos presenteiam com belas flores. Muitos só percebem isso tarde demais. Já os amigos 'necessários' nem podem ser assim chamados, pois o necessário é ocasional, oportuno e passageiro. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito do Max e leio bastante os seus textos, mas ainda não conhecia esse. Muito bom e verdadeiro!! Parabéns pela escolha.
    grande abraço!!
    jorge-menteaberta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Tem coisas que lemos que dispensa comentários... simplesmente maravilhoso!!
    Amigos profissionais são necessários.
    Amigos de verdade,indispensáveis.

    ResponderExcluir
  4. Olá querida Clau, hoje estou com um recadinho pronto, me desculpe, havia prometido a mim mesma que não visitaria meus seguidores com recadinho deste tipo ,mas como hoje é um dia especial ,aniversário do blog, um aninho de vida, venho te convidar a experimentar um pedacinho do bolo e buscar um selinho de presente.
    Deixo um pensamento de Wilton Lazarotto que diz: “ Ser persistente é o melhor caminho para o sucesso e as grandes realizações”.Na vida muitas vezes temos que ser persistentes, se quisermos ver os nossos sonhos realizados. Um dos meus sonhos é manter a nossa amizade nesta blogosfera, uma vez que a tua presença lá no meu cantinho é motivo de grande satisfação e alegria.
    Abraços uma linda tarde.
    O link da postagem é: search/label/ANIVERSARIO DO BLOG.

    ResponderExcluir
  5. Oii Clau
    Seu comentário foi publicado sim, no final da pg tem Carregar mais.....
    so´clicar que aparece outros comentários é que tem muitos não abre
    de uma só vez(observe as datas). Fique tranquila, esta lá ok
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá Clau
    "Amigos que são amigos trocam sentimentos", frase fantástica. Bela reflexão. Um forte abraço amiga.

    ResponderExcluir
  7. Es cierto; Amigos profissionais são necessários.
    Amigos de verdade,indispensáveis.
    Desde luego, siempre son mejores los segundos que hacen que nuestra vida sea más sencilla y más pura.
    Abraços e beijos.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Clau!
    Imensa alegria receber sua visita no meu blog, sempre a vi fazendo comentários nos outros blogs, mas nunca me atrevi chegar no seu, tinha medo que não gostasse.
    Amigos ou amigo? Pois se conseguirmos pelo ao menos um amigo verdadeiro somos uma pessoa mais feliz, até agora eu não encontrei, os que eu tinha já morreram: meus pais. Quando você pensa que uma pessoa é sua amiga, ela lhe trai, você fica doente nenhum telefonema.
    A realidade da vida é dura e cruel, espero que meu marido morra antes que eu: ele é meu único amigo.
    Gostei do seu blog
    Volte sempre
    Obrigada pela visita
    Lua Singular

    ResponderExcluir

  9. Olá Clau,

    Grande verdade.
    Amigos do coração são para sempre. São irmãos de alma. Nem dá para compará-los aos amigos profissionais, que seriam apenas colegas ou contatos mais frios e formais.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. OI CLAU!
    UM TEXTO BASTANTE INTERESSANTE, NA MEDIDA EM QUE NOS DÁ AS FERRAMENTAS ATÉ PARA QUE POSSAMOS IDENTIFICAR E QUALIFICAR NOSSOS AMIGOS.
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/ClickAQUI

    ResponderExcluir
  11. Que texto legal, Clau! Adorei essas descrições e diferenciações de tipos de amigos. bj

    ResponderExcluir
  12. Clau:
    Difícil ter amigos no campo profissional.
    Nesse caso, creio que o termo adequado, é colega de trabalho.
    Aqueles com quem a gente sai para fazer um happy hour, jogar conversa fora e manter o social em harmonia com o profissional.
    Agora, o AMIGO, com todas as letras maiúsculas, está sempre presente, em todas as ocasiões, sejam elas boas ou más.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  13. Olá amiga Clau!

    Tudo bem?
    Gostei bastante da reflexão acerca da amizade.
    Parabéns!

    Beijinhos,

    Cris Henriques

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com

    P. S. - Este mês espero realizar o 2º Exercício de Escrita Criativa. Espero que possas participar. :)

    ResponderExcluir
  14. Texto maravilhoso, parabéns pela postagem.

    Obrigado por passar pelo blog, tenha um ótimo final de semana!

    abraços
    Thiago

    ResponderExcluir
  15. Olá Clau

    Muito lindo seu texto. Nunca havia pensado por este prisma.
    Uma ótima noite para vc...

    AMIGA da MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  16. ¨`*• (¨`•.•´¨) ♡ .•*
    Olá bom sábado a você!

    Nessa minha visita deixo meus elogios
    minha gratidão,por ter amizade tão bonita como a sua....Parabéns pelo post que é muito bom
    Abraços com todo meu carinho
    Bjusss eternos, e esse texto é mesmo divino adorei

    Rita!!!!
    ¨`*• (¨`•.•´¨) ♡ .•*

    ResponderExcluir
  17. Olá obrigada pela visita,e seu comentário.
    Te desejo um ótimo fim de semana beijinhos.

    ResponderExcluir
  18. Oi minha linda..
    Que post lindo.. e muito interessante..
    É mesmo assim..
    Agora vamos combinar..
    Amigos de verdade realmente são a chave de uma vida muito mais feliz né?

    Um beijo minha amiga.. e uma tarde linda viu?

    ResponderExcluir
  19. Oi minha amada!
    Amigos verdadeiros são imprescindíveis na nossa vida. E estão sempre presentes na nossa caminhada. Muito interessante este post querida.
    Beijokas minha querida!

    ResponderExcluir

Real Time Analytics