Páginas

07 agosto, 2015

Cedro do Líbano...

Há uma árvore milenar e de crescimento interessante, é o cedro do Líbano. Essa árvore estampa a bandeira do país que dá seu nome e pode chegar a 40 metros de altura e mais de 10 metros de diâmetro no tronco. É muito utilizada nas edificações, dada sua resistência, beleza e o vigor de sua madeira, tanto que Salomão (rei de Israel, 971 a 932 A.C) o teria utilizado na construção de um grande templo, por considerá-lo símbolo de um reino justo e farto (Sl.72-16). Seu crescimento é lento, nos primeiros 3 anos, as raízes crescem pouco mais de um metro em busca de água no árido solo montanhoso do oriente médio, enquanto a parte visível para nós da planta alcança somente cerca de 5 centímetros. Essas raízes é que vão tornar a árvore resistente ao vento e ao calor das regiões altas em que normalmente se adapta. Quando essas raízes encontram uma rocha no caminho elas a “abraçam” e continuam a crescerem em volta dela, quanto mais agarradas à rocha mais firmes ficarão, fazendo com que a árvore alcance lençóis freáticos e não dependa diretamente de chuvas para viver. Apenas depois do quarto ano é que a planta começa a crescer mais rápido e se parecer com uma árvore. Somente após cerca de vinte anos é que finalmente ela apresentará seus frutos, um tipo de pinhão, mas que lhe permitirá perpetuar a espécie e se tornar a bela árvore descrita pelo profeta Ezequiel nos poemas bíblicos:

... um cedro no Líbano, de lindos ramos, de sombrosa folhagem, de grande estatura, cujo topo estava entre os ramos espessos. As águas o fizeram crescer, as fontes das profundezas da terra o exalçaram e fizeram correr as torrentes no lugar em que estava plantado, enviando ribeiros para todas as árvores do campo. Por isso, se elevou a sua estatura sobre todas as árvores do campo, e se multiplicaram os seus ramos, e se alongaram as suas varas, por causa das muitas águas durante o seu crescimento. Todas as aves do céu se aninharam nos seus ramos, todos os animais do campo geravam debaixo da sua fronde, e todos os grandes povos se assentavam à sua sombra. Assim era formoso na sua grandeza e na extensão dos seus ramos, porque a sua raiz estava junto às muitas águas... Nenhuma árvore no jardim de Deus se assemelhava a ele na sua formosura.”(EZ. 31.3-8)


Essa árvore é a mais perfeita representação da vida humana. Os crescimentos mais consistentes que temos na vida, sejam físicos, profissionais ou espirituais são os que se dão lentamente. Não deveríamos nos preocupar com os frutos inicialmente, mas tão somente em lançar nossas raízes no rumo certo em direção ao conhecimento e ao equilíbrio necessário à vida adulta. E, sobretudo, “abraçar” a rocha capaz de firmar nossos passos e nos tornar estáveis e belos por dentro e por fora: a fé, independente de religião.

(Moacir Willmondes)

“O justo florescerá como a palmeira; 
crescerá como o cedro do Líbano.” 
(Sl. 92:12)

19 comentários:

  1. ... e que cresçamos em entendimento e graça...

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante Clau,eu não a conhecia.
    Adorei esse texto do amigo Moacir Willmondes.
    Bjs e um ótimo final de semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  3. Clau, bonito texto sobre o Cedro! Ultimamente comemoramos Bodas de Cedro/36 anos de casamento! Com Cristo, há até as Bodas de Carvalho/80 anos!! Uau...

    Bom fim de semana! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto, linda árvore! Adorei! Moacir sempre encanta! bjs,m chica

    ResponderExcluir
  5. Boa noite amiga. Teu voto na final do 10º Pena de Ouro foi validado. Beijos da Sereia em teu ♥. E como vim só validar teu voto prometo depois voltar com calma para tomar um cafezinho e bater um papão *risos* E dia 16 retorne ao Salão Pérolas para a festa de encerramento ok?

    ResponderExcluir
  6. SIEMPRE MUY INTERESANTE LO QUE NOS COMPARTES.
    ABRAZOS

    ResponderExcluir
  7. Linda imagem e um belíssimo texto!
    Feliz sábado.
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde de sábado de sol por aqui
    Gratidão a nossa amizade nesses 4 anos do meu Blog
    Desejo um final de semana de muita paz
    Elogios pelo post maravilhoso
    Bjussss

    └──●► *Rita!

    ResponderExcluir
  9. Clau, um post muito bonito! É assim que acontece quando sabemos esperar pelo tempo de Deus: as benção "demoram" porque estão fortalecendo as raízes! Bjks e um domingo abençoado! Tetê

    ResponderExcluir
  10. Uau,que bela árvore!Já tinha ouvido falar do cedro,mas não sabia que crescia assim,lentamente, formando uma base pra seu sustento posterior.Linda lição de vida pra nós!Um abraço Clau!

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia a forma de desenvolvimento dessa árvore e o quanto demora para estar inteira. Os textos do Will são sempre reflexivos e belos e você fez uma ótima escolha ao publicar esse, eis que a lição contida em seu final deveria ser seguida. Melhor crescer aos poucos e bem, que tentar frutificar antes do tempo e esmorecer depois. Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Maravilhoso e verdadeiro bj Lisette.

    ResponderExcluir
  13. Querida, que sua semana seja repleta de bençãos! Bjks Tetê

    ResponderExcluir
  14. Oi Clau bela e rica lição nos dar esta belíssima arvore, foi até motivo de
    homenagear a Anete e esposo. Qd completou 36 anos. comemorando
    bodas de cedro. Um abraço amiga

    ResponderExcluir
  15. Um texto maravilhoso, uma lição de vida, temos que aprender com essa lição, Clau beijos.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oii Clau,
    faz tempo que não te visito né? coisas da vida, mas estou de volta, pra ficar.
    Interessante seu post, não conhecia cedro, só de nome, lindo.
    bjs
    http://cosmeticosbelezasaude.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Clau
    Que história impressionante desta árvore, li várias vezes dela
    na bíblia mas não sabia disto.
    beijinhos

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Belíssima postagem com o texto de Will, Clau. O cedro do Líbano, árvore sagrada.
    Há muito a aprender com a natureza.
    bjn amg

    ResponderExcluir
  19. Clau eis aqui um lindo e edificante post teu amiga!!! Amei ler!!! Gosto dos escritos do Will!!!
    Beijos

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Real Time Analytics