Páginas

26/09/2010

Filmes Independentes que deram certo


FILMES FAMOSOS E ALTERNATIVOS

Alguns diretores e roteiristas deram um grito de liberdade diante da sétima arte e mostraram que, mesmo com poucos trocados, é possível criar trabalhos introspectivos que podem mudar o pensamento das pessoas.
A seguir você confere clássicos do gênero cult que são assunto em vários círculos sociais.
Para quem aprecia o cinema independente:

A Bruxa de Blair: Em 1994, três jovens estudantes de cinema decidem fazer um documentário sobre a bruxa de Blair, que, segundo uma lenda local, teria matado crianças na década de 40. Depois de entrar na mata para fazer o filme, os estudantes nunca mais foram vistos, mas seus equipamentos são encontrados um ano depois. A montagem do material mostra que os estudantes filmaram tudo o que aconteceu: eles se perdem na mata, começam a ouvir sons estranhos, encontram traços de presença humana e vão sendo tomados pelo medo...

O filme é uma ficção que se vale de uma linguagem documental para criar o clima de terror, com câmera na mão e imagens em hi-8 e 16mm tremidas. Além do sucesso que fez nos cinemas, o filme chamou a atenção por ter sido feito por recém-formados com um orçamento de U$ 50 mil, e rendendo mais de U$ 100 milhões.

Um Estranho no Ninho - Atuação brilhante de Jack Nicholson, que interpreta McMurphy, um condenado que é enviado para ser examinado numa instituição de doentes mentais. Lá ele conhece a enfermeira Ratched (Louise Fletcher), pouco sensível e determinada a manter a ordem. McMurphy se opõe às regras, convicto de que a opressão é o pior inimigo dos pacientes. Ele começa a incitar em seus companheiros identidades e idéias próprias, deixando a mensagem de que é possível se libertar mesmo das condições mais opressivas. Concorreu a nove Oscars e venceu nas categorias Melhor Ator (Jack Nicholson), Melhor Atriz (Louise Fletcher), Melhor Diretor (Milos Forman), Melhor Roteiro (Bo Goldman e Lawrence Hauben) e Melhor Filme.

Corra, Lola, Corra - Lola (Franka Potente) fica sabendo que seu namorado perdeu o dinheiro de um mafioso local e tem vinte minutos para recuperar a quantia, caso contrário ele morrerá. Dá-se então início a uma alucinante corrida contra o tempo pelas ruas de Berlim, com Lola procurando meios de conseguir o dinheiro. Depois do primeiro desfecho, a história recomeça várias vezes, cada vez com um desenrolar diferente. O filme mistura 35mm, vídeo, animações e diversos efeitos de fotografia e edição, criando um efeito visual ágil e empolgante.

O Fabuloso Destino de Amelie Poulain - O Fabuloso Destino de Amélie Poulain é um filme sobre pessoas comuns que desejam realizar seus sonhos. O início de tudo é bastante conturbado: o nascimento de Amélie (Audrey Tautou), o suicídio de sua mãe em frente a uma igreja, o fetiche de seu pai por um gnomo de jardim e o diagnóstico errado de um problema em seu coração. Essa sua suposta doença a deixa confinada em casa, criando para si uma vida cheia de fantasias. Sem querer, ela acha uma caixa com coisas de Dominique (Maurice Bénichou). Quando encontra o dono desses objetos, Amélie descobre um novo objetivo para sua vida: fazer as pessoas felizes através de pequenos gestos.

Superbad - É Hoje! - Evan (Michael Cera) e Seth (Jonah Hill) são dois amigos adolescentes não muito sociáveis, que estão terminando o colegial e se unem para festejar sua formatura e ingresso na faculdade. Essa será a oportunidade deles tentarem compensar o fracasso no terreno de conquista de belas garotas, em uma balada tão humilhante e hilária que jamais será esquecida pela dupla.

Juno - Juno MacGuff (Ellen Page) é uma adolescente que engravida de maneira inesperada de seu colega de classe Bleeker (Michael Cera). Com a ajuda de sua melhor amiga, Leah (Olivia Thirlby), e o apoio de seus pais, Juno conhece um casal, Vanessa (Jennifer Garner) e Mark (Jason Bateman), que está disposto a adotar seu filho, que ainda nem nasceu.

Meninos Não Choram - Baseado em fatos reais, este drama é uma adaptação da vida de Brandon Teena (Teena Brandon quando nasceu), uma mulher que escolheu viver como homem e sofreu trágicas consequências por causa disso. Em 1993, Brandon (Hilary Swank) mudou-se de Lincoln, Nebraska, para a comunidade de Falls City, onde é considerada homem. Quando Brandon conhece a adolescente Lana (Chloe Sevigny), ambos imediatamente se envolvem emocionalmente. Seu segredo é finalmente revelado quando vai para a cadeia. Lana fica do seu lado, mas todos à sua volta não aceitam a situação.

Réquiem Para Um Sonho - O filme gira em torno de quatro personagens e os vícios que as afastam de seus sonhos, fazendo com que vivam entre a esperança e o desespero. Harry (Jared Leto) e sua namorada Marion (Jennifer Connelly) são viciados em heroína. Eles têm o sonho de montar uma loja, mas mal conseguem o suficiente para viver. Junto com seu amigo Tyrone (Marlon Wayans), Harry rouba a TV da mãe para conseguir dinheiro, o que já virou rotina. Sua mãe, Sara (Ellen Burstyn), sempre compra uma nova quando a anterior é levada, pois seu vício é justamente assistir TV. A possibilidade de aparecer em seu programa favorito faz com que queira perder peso, o que a leva a tomar remédio para emagrecer, um hábito que logo foge de seu controle e se torna mais um vício.

Donnie Darko - Donnie (Jake Gyllenhaal) é um estudante colegial brilhante e charmoso, porém com um lado negro e excêntrico. Além disso, Donnie tem um amigo imaginário chamado Frank um coelho gigante e monstrengo que o faz praticar atos destrutivos. Estréia de Richard Kelly na direção.

Trainspotting - Sem Limites - O diretor de Cova Rasa baseia-se no livro famoso de Irvine Welsh sobre um grupo de escoceses viciados em drogas. Renton, Spud, Sick Boy, Tommy e Begbie: são cinco os garotões que vivem num bairro classe média da cidade de Edimburgo, mergulhados nas drogas para fugir do cotidiano medíocre. O protagonista é Renton (Ewan McGregor), que tenta se livrar da heroína, mas acaba voltando às drogas por causa dos companheiros. Sem moralismo e falsas mensagens, o filme acompanha a rotina alucinante dos garotos e traça um retrato da geração desesperançada dos anos 90.

Laranja Mecânica - Em uma desolada Inglaterra do futuro, a violência das gangues juvenis impera, provocando um clima de terror. Alex (Malcolm McDowell) lidera uma das gangues e, após praticar vários crimes, é preso e submetido à reeducação pelo Estado, com base em uma técnica de reflexos condicionados.

Quero Ser John Malcovich - Quanto você pagaria para estar por 15 minutos no lugar de John Malkovich? Spike Jonze, consagrado diretor de videoclipes, traz para as telas um cinema criativo e surrealista, falando sobre o existencialismo e a fantasia do fingimento de ser uma outra pessoa. Craig Schwartz (John Cusack) está com problemas financeiros e, por isso, aceita um trabalho temporário como arquivista de uma empresa muito peculiar. Um dia, ele encontra, atrás de um dos arquivos de sua sala, uma porta que leva à mente do ator John Malkovich, representado pelo próprio Malkovich. Craig e sua colega de trabalho Maxine (Catherine Keener) têm a idéia de ganhar dinheiro cobrando uma taxa para quem quiser "ser" John Malkovich e estar durante 15 minutos na mente do famoso ator. Com a enorme procura pela oportunidade oferecida, inúmeras confusões acabam envolvendo Craig, sua esposa (Cameron Diaz) e Maxine. Além, logicamente, do próprio John que começa a perceber coisas estranhas acontecendo em sua vida, não podendo fazer nada cada vez que um estranho invade e controla sua mente. O filme teve três indicações ao Oscar em 1999.

[REC] - Uma repórter e um cinegrafista de TV vão documentar o dia-a-dia de um corpo de bombeiros. O objetivo é registrar todos os momentos dos profissionais, mesmo em situações arriscadas. Eles acompanham os bombeiros até a casa de uma senhora, que está trancada em seu apartamento por motivos desconhecidos. Mas algo muito sinistro está acontecendo naquele local e o que parecia ser uma simples tarefa torna-se um inferno. A câmera ficará ligada registrando tudo até o último segundo.

Atividade Paranormal - Micah (Micah Sloat) e Katie (Katie Featherston) formam um jovem casal que se muda para uma casa, na qual fenômenos inexplicáveis são presenciados. Eles, então, resolvem filmar tudo à noite, enquanto tentam dormir, pois é o horário em que atividades paranormais normalmente acontecem com mais freqüência.



Fonte:Web





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Analytics